Lisboa

08-06-2024

A cidade das 7 colinas

 Bem vindo a bela cidade de Lisboa, capital de Portugal. Lisboa é a capital mais ocidental da Europa continental e única ao longo da costa atlântica. A cidade é a segunda capital mais antiga do mundo (sendo a primeira Atenas), vale muito apena visitar. 

Vista sobre o parque Eduardo VII
Vista sobre o parque Eduardo VII

Comecemos pelo Parque Eduardo VII que é uma homenagem ao rei Eduardo VII de Inglaterra, que visitou a cidade em 1903, para renovar a aliança entre os dois países. 

Aqui também encontramos  a estufa fria (Situada a direita da foto) que pode ser visitada no horário de verão de Terça a Domingo: 10h -19h e no horário de Inverno Terça a Domingo das 9h-17h. Encerrando dias 24,25,26 de Dezembro e 1 e 2 de janeiro. Mas também o pavilhão Carlos Lopes. 

Este parque recebe dois grandes eventos da cidade de Lisboa entre Maio e Junho a feira do livro e em Dezembro o Wonderland. 

Wonderland Lisboa entrada no parque Eduardo VII. Natal 2019
Wonderland Lisboa entrada no parque Eduardo VII. Natal 2019
Rotunda do Marquês de Pombal Natal 2023
Rotunda do Marquês de Pombal Natal 2023

O final do Parque Eduardo VII encontra-se a rotunda do Marquês de Pombal, Homenagem a Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal que em 1738 foi para Iglaterra ao serviço do estado português para por termo aos litígios de comércio entre Portugal e Inglaterra no reinado de João V.  Foi ministro do reinado de D. José e responsável pela recuperação de Lisboa depois do terramoto de 1755.  Os seus restos mortais encontram-se na Igreja das Mercês em Lisboa.

A Avenida da Liberdade é uma das principais avenidas da cidade de Lisboa a Praça do Marques de Pombal aos Restauradores, Aqui encontra-se várias lojas e marcas de luxo. 

Em Dezembro a cidade de Lisboa fica toda iluminada com as luzes de Natal e a avenida não é exeção. 

Praça Dom Pedro IV
Praça Dom Pedro IV

No fim da Avenida da Liberdade e depois da praça dos retauradores encontra-se a estação ferroviária do Rossio partem todos os comboios que fazem a ligação entre Lisboa e Sintra. É considerada a estação mais bonita, recebendo prémios e distinções. A frente encontra-se o teatro Dona Maria II. 

Arte de Rua (Senhor a representar o Santo António pode ser visto em alguma alturas do ano nomeadamente na época festiva da cidade)
Arte de Rua (Senhor a representar o Santo António pode ser visto em alguma alturas do ano nomeadamente na época festiva da cidade)

Ao longo das ruas que vão dar à praça do comércio encontra-mos várias pessoas a fazer Arte de Rua. 

Elevador de Santa Justa
Elevador de Santa Justa

O elevador de Santa Justa é um dos monomentos históricos mais famosos, situado na baixa de Lisboa é visitado por milhares de pessoas por dia. Mesnier du Ponsard, foi o autor desta obra. A vista sobre a cidade é lindissima. 

Arco da Rua Augusta Natal 2023
Arco da Rua Augusta Natal 2023

A rua Augusta é das mais famosas em Lisboa, começa no famoso arco triunfal, liga a praça do comercio à praça do Rossio. Aqui podemos encontrar uma elevada concentração de comercio. 

O arco simboliza a força de Lisboa renascida depois da fúria da terra, do fogo e do mar que consumiram no terramoto de 1755. Hoje em dia o arco pode ser visitado, sendo um belissimo miradouro. 

Vista sobre a praça do comécio miradouro do arco da rua Augusta
Vista sobre a praça do comécio miradouro do arco da rua Augusta
Praça do Comércio
Praça do Comércio
Praça do Comércio Dezembro 2023
Praça do Comércio Dezembro 2023

Antes do terramoto de 1755 a praça do comércio tinha o nome de Terreiro do Paço. O Paço Real ocupava então a ala ocidental da praça desde princípios do séc. XVI, quando D. Manuel o transferiu do Castelo de São Jorge para este local. Em 1580, Filipe I de Portugal mandou erigir um novo Paço, com o risco de Filippo Terzi e Juan Herrera (o mesmo arquiteto do Escorial). Tudo foi destruído pelo terramoto. O nome de Praça do Comércio pertence já à época de Pombal e traduz uma nova ordem social que o Ministro de D. José I entendeu privilegiar e valorizar: a classe comercial, financeira e burguesa que tanto contribuiu para a reconstrução da sua cidade. 

Interior da igreja de Santo António
Interior da igreja de Santo António

Antes de chegar à Sé de Lisboa, encontra-se a Igreja de Santo António dizem que foi neste local que nasceu Santo António o segundo padroeiro de Lisboa (sendo o primeiro São Vicente), dentro da igreja encontra-se um museu dedicado a Santo António. 

No mês de Junho celebra-se as festas em honra de Santo António.  

Imagem de Santo António
Imagem de Santo António

Já ouviram falar "uma moedinha ao Santo António"? Pois bem estamos a falar de uma tradição antiga e que pode ser feita durante todo o ano. A tradição diz que, quem atirar uma moeda à estátua do Largo de Santo António (Imagem a cima) irá ser feliz na sua relação ou encontrar um amor em breve mas para isso a moeda precisa de calhar no livro que Santo António tem na mão. Eu experimentei fazer e diguemos que pontaria é coisa que me falta. 

Sé de Lisboa
Sé de Lisboa

A Sé de Lisboa foi construida no reinado de D. Afonso Henriques, após a tomada de Lisboa aos mouros, a Sé de Lisboa terá começado a ser edificada em 1147, sendo por isso considerada a igreja mais antiga da capital portuguesa. Com o terramoto parte do edificio foi destruido ficando em ruínas. Entre 1761 a 1771 a realizou-se a reconstrução. 

Para visitar a Sé a entrada de adultos são 5 euros, crianças até aos 6 anos nao pagam e dos 7 aos 12 pagam 3 euros. 

Castelo de São jorge visto do Martim Moniz
Castelo de São jorge visto do Martim Moniz

Continuando a subir chegamos ao castelo de São Jorge uma das 7 colina de Lisboa. O Castelo foi fundado no século X e XI, quanso Lisboa era uma importante cidade portuária muçulmana. Em 1147, D. Afonso Henriques, conquistou o castelo e a cidade aos mouros. No século XVI, foi neste castelo que o rei D. Manuel I recebeu Vasco da Gama depois da viagem maritima à Ìndia e a primeira peça de teatro da autoria de Gil Vicente, foi representada, por acasião do nascimento do futuro rei D. João III. 

Em 1910 o castelo é declarado Monumento Nacional, sofrendo grandes obras de restauro durando o século XX, que lhe deram o aspecto atual.

O Castelo pode ser visitado todos os dias exepto dia 1 de Janeiro, 1 de Maio, 24, 25 de Dezembro e no dia 31 de Dezembro encerra as 13h00.

Os horários das visitas variam consuante a época de Março a Outubro o castelo pode ser visitado das 9h às 21h. De Novembro a Fevereiro das 9h00 às 18h.  

Pasteis de Nata de Santo António
Pasteis de Nata de Santo António

Se entretanto vos der a fome podem sermpre fazer uma paragem na pastelaria de Santo António e provar os maravilhosos pasteis de nata. 

O miradourode Santa Luzia, possui uma vista panorâmica sobre o bairro de Alfama e o rio Tejo. O miradouro além da vista incrível conta com um espaço extremamente agradável onde podemos respirar Lisboa, com um jardim, painéis de azulejo, um espelho de água e esplanadas. Os pontos característicos, da esquerda para a direita, são a cúpula de Santa Engrácia, a Igreja de Santo Estêvão e as duas torres brancas da Igreja de São Miguel.

Igreja de São Vicente de Fora
Igreja de São Vicente de Fora

Foi neste lugar que D. Afonso Henriques mandou fundar um Mosteiro em 1147, entregando-o aos cónegos regrantes de Santo Agostinho. Dedicou-a a São Vicente, a quem fez um voto se ganhasse a conquista de Lisboa aos Mouros.

Com uma vista incrível sobre o rio Tejo, este monomento é mais uma das 7 colinas de Lisboa. 

O Mosteiro está aberto todos os dias das 10h-18h sendo a última entrada as 17h. Exepto dia 1 de Janeiro, Sexta-feira Santa, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 24,25 e 31 de Dezembro. 

Os preços variam 4 euros para jovens até aos 25 anos, 6 euros para mais de 65 anos e Lisboa card, 8 euros adultos. Grátis para crianças até aos 12 anos e no 1 Domingo de cada mês, mas têm de ser residente em lisboa. Com visita guiada acrescenta 2 euros ao valor. 

Panteão
Panteão

Situado na antiga Igreja de Santa Engrácia o Pateão Nacional é dos monomentos mais visitados na cidade de Lisboa. 

O Panteão Nacional destina-se a homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao País, no exercício de altos cargos públicos, altos serviços militares, na expansão da cultura portuguesa, na criação literária, científica e artística ou na defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e da causa da liberdade.

O Pateão pode ser visitado de terça a domingo. De Outubro a Março 10h00-17h00 sendo a ultima entrada as 16h40, Abril a Setembro das 10h00 ás 18h00 sendo a ultima entrada ás 17h40. 

Encerrado: segunda – feira; 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho e 25 de dezembro.

O custo da visita são 8 euros mas existem algumas exeções que podem consultar no site oficial. 

Miradouto da Graça ou Miradoro Sophia de Mello Breyner Andresen
Miradouto da Graça ou Miradoro Sophia de Mello Breyner Andresen

O Miradouro da Graça fica situado junto a Igreja do antigo convento da Graça. Embora todos o chamem de Miradouro da Graça, o nome oficial é Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, uma poetisa que passou muitos dos seus dias admirando a cidade deste local. Seu busto ainda faz isso, e um de seus poemas está exposto na parede.

Vista do Miradouro da Nossa Senhora do Monte
Vista do Miradouro da Nossa Senhora do Monte

Seguindo a caminhada vimos dar ao Miradouro da Nossa Senhora do Monte, situado em frente a Capela da Nossa Senhora do Monte, sitio mais alto do Bairro da Graça, é um dos locais com melhor vista panorâmica da cidade. 

Miradouro Nossa Senhora do Monte
Miradouro Nossa Senhora do Monte

Ao lado do miradouro encontra-se uma pequena e antiga Ermida de Nossa Senhora do Monte, foi fundada em 1147 e consagrada a São Gens, bispo que segundo a lenda awui foi martrizado. Foi neste antigo Monte de São Gens que D. Afonso Heriques instalou o acampamento para a conquista da cidade. 

Museu do Fado
Museu do Fado

Não se pode vir a Lisboa e não visitar o Museu do Fado localizado no Bairro de Alfama, este museu consagra o universo do fado e da guitarra, inaugurado a 25 de Setembro de 1998. O fado é um dos simpolos de Portugal.

Vista do elevador de Santa Justa
Vista do elevador de Santa Justa

Se ainda não se encontra cansado, voltamos ao Elevador de Santa Justa. E porquê desta vez não subir? e apresiar a maravilhosa experiência de subir o elevador? 

O Elevador está aberto todos os dias das 07h30 às 22h00 e tem um custo de 6 euros. 

Este elevador liga a Rua do Ouro ao Largo do Carmo. 

© 2024 Mary's beauty & lifestyle blog. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora