Oceanário de lisboa

Senti-me a Pequena Sereia

Desde pequena que o meu desenho animado preferido é a Pequena Sereia e foi assim que me senti quando visitei o Oceanário de Lisboa. 

Um local incrível onde temos a sensação que estamos a viajar no fundo do mar. 

O Oceanário de Lisboa foi inaugurado em 1998 no âmbito da última exposição mundial do séc. XX, cujo tema foi "Os oceanos, um património para o futuro", o Oceanário eternizou a ligação de Lisboa com o oceano. 

Situa-se na cidade de Lisboa mais precisamente no parque das nações muito perto do Centro comercial Vasco da Gama e do atice arena.

Imagem do Tanque Principal do Oceanário
Imagem do Tanque Principal do Oceanário

O oceanário é constituido por dois pisos, um piso para exposições temporárias quando o visitei a exposição tinha o tema  as florestas submersas. 

Fotografia do tema da Exposição Temporaria
Fotografia do tema da Exposição Temporaria

No outro piso encontramos um grande aquário central, com cerca de 5 milhões de litros de água salgada, quatro habitats marinhos criam a ilusão que estamos perante um só aquário e um só oceano. 

Nivel terrestre
Nivel terrestre

A visita desenrola-se em dois níveis, o terrestre e o subquático, atravessando as águas temperadas, tropicais e frias, passando pelos diferentes oceanos do planeta. 

Nível subaquático
Nível subaquático

A sensação que o oceanários nos trás e que começamos a suprefice e descemos ao fundo do mar. Por isso todas as especies que vimos ao cimo iremos ver no fundo do mar. 

Este local relembra mais um filme de animação infantil sabem qual é? 

Sim o A procura do Meno. 

Existe um aquário onde podemos ver os peixes palhaço (Amphiprion ocellaris) e a Doris de espécie cirurgião-patela (Paracanthurus hepatus). 

No vários locais do oceanário podemos ver muitas informações sobre as especies que ali abitam. 

Um dos placares informativos
Um dos placares informativos

O oceanário também ensina a preservar os oceanos com jogos interativos durante a visita e não só no site do oceanário existe diversas actividades para as crianças. Podem ser consultadas aqui https://www.oceanario.pt/atividades/. 

Zona dedicada as Crianças
Zona dedicada as Crianças

Não podemos ir embora do oceanário sem conhecer as famosas Lontras marinhas. Que em 1998 eram a Amália e o Eusébio, que tiveram duas filhas nascida no oceanário de Lisboa a Maré nascida em 1999 e a Micas nascida em 2001, mas infelizmente já faleceram todos. Eusébio em 2010, Amália em 2013, Maré em 2021 e Micas em 2022 todas elas de velhice. 

Em 2018 Micas e Maré acolheram duas lontras macho o Odi e Kasi, que foram resgatadas com menos de um ano de vida e muito debilitadas e não dispunham de competencias básicas de sobrevivência para viverem sozinhas. 

Neste momento são as únicas lontras que podemos ver no Oceanário. 

Quando visitei o oceanário em 2020, ainda pode ver Micas, Maré, Odi e Kasi. 

As lontras do Oceanário
As lontras do Oceanário

Um local magnifico para dar um passeio em família e além de se divertirem com as crianças.

Há e não te esqueças de tirar aquela foto da praxe.  

Tanque principal do Oceanário de Lisboa
Tanque principal do Oceanário de Lisboa

O valor das entradas estão disponíveis no site oficial do Oceanário de Lisboa que está muito completo.  

Onde podem almoçar...

Como referi anteriormente o Oceanário de Lisboa fica situado no Parque das Nações e ao pé de um centro comercial Vasco da Gama, mas também a sua volta existem vários locais onde podem almoçar ou lanchar. 


Onde podem adquirir os bilhetes....

Existe uma bilheteira na entrada do oceanário, mas se quiser poupar as filas podem adquirir o bilhete online através do site (https://www.oceanario.pt/). 


Onde adquirir uma lembrança....
Para alem das recordações que a sua máquina fotográfica ou telemóvel lhe podem dar, a saída do oceanário é diretamente para a loja oficial onde poderá trazer uma recordação. 


Espero que tenham gostado desta aventura. 🦋

p.s Todas as imagens são da origem da autora deste site e não existe nenhuma parceria remunerada.


© 2024 Mary's beauty & lifestyle blog. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora